Por que Iniciar-se no Candomblé ?



Iniciação significa um novo começo. A iniciação é a luz guia de qualquer jornada espiritual. Iniciação é o meio ou método pelo qual somos capacitados, liderados e colocados sobre uma nova qualidade de vida. A iniciação é o meio pelo qual expressamos nossas afinidades, anseios, necessidades e aspirações espirituais interiores; e perceber nossa humanidade divina. Por meio da iniciação, formamos uma conectividade firme, sagrada e permanente com os poderes divinos das criações e as funções protetoras da natureza. Por meio da iniciação, também formamos um laço sagrado de amizade e confiança com nosso iniciador, guia e professor. Os ritos sagrados, rituais e cerimônias de iniciação foram instituídos originalmente para dar uma forma externa a atos internos de poder, e se esse poder interno para realizar tais atos não estiver presente e não existir, então nenhuma cerimônia, rito ou ritual valerá e alcançará qualquer coisa.

Um verdadeiro iniciado só pode ser feito com a ajuda de Olódùmarè, um qualificado representante divino-mediador-iniciador, e a cooperação daqueles qualificados para ajudar a Verdade, a Luz e o Poder, um candidato a companheiro que de seu coração está buscando os Mistérios Divinos e somente depois de admitir dentro de si que ele é [espiritualmente pobre], necessitado [cogizante de sua necessidade espiritual] e humilde em mente. A iniciação não é apenas a cerimônia de entrada, aceitação e empoderamento. A iniciação é uma longa jornada de aprendizado, desenvolvimento pessoal, auto cultivo, prática e progresso. Para uma iniciação ser ótima, eficiente e genuína, o iniciado, o iniciador e todos os participantes devem ser capacitados e estar vivendo em harmonia com os poderes divinos, mistérios, boa consciência e a lei da natureza.

Em todos os momentos, foi dada consideração à preparação de candidatos para a iniciação espiritual nos mistérios sagrados e secretos. é essencial que não apenas os candidatos à iniciação sejam pessoas aptas e adequadas, devidamente preparadas no coração, para receber o influxo de certas verdades e poderes na alma; mas que os cerimoniais devem ser conduzidos pelo(s) iniciador(es) e pelos que cooperam com eles, de maneira tão solene a ponto de infundi-los com fervor espiritual, fazendo com que todo cerimonial nunca seja esquecido, profundamente e seja uma profunda experiência espiritual. Os princípios fundamentais de Ifá, Orisa e Ogboni estipulam que pessoas não verazes, injustas, negligentes e dissimuladas que não têm interesses espirituais genuínos não devem ser iniciadas. é aqui que muito poder espiritual é perdido e muito desencantamento nasce. Se o candidato não cumprir os requisitos e padrões de iniciação, ele não se beneficiará de sua iniciação.

Se o candidato tiver os requisitos e padrões exigidos, mas, for iniciado por uma pessoa fraudulenta ou uma pessoa que perdeu sua autoridade espiritual, moralidade e poder, então a cerimônia e a transferência do poder divino e do conhecimento interior serão anuladas ou serão contaminados. Em qualquer caso, o verdadeiro objetivo e os benefícios da iniciação serão perdidos. Uma relação de amizade genuína e confiança entre o iniciador e iniciado é uma necessidade indispensável. é sagrado, santo; e deve ser respeitoso, gentil e puro, porque o poder, a virtude e o conhecimento divino entram no iniciado não apenas através do rito, cerimônia e ritual, mas através do próprio iniciador!

Vivemos em uma cultura onde as pessoas pensam que podem entrar em qualquer coisa pelo poder do dinheiro e sem qualificações morais e espirituais previamente desenvolvidas, cultivadas e amadurecidas. Essas pessoas estão erradas: elas não se preocupam ou levam em consideração qualificações morais e espirituais. Eles vêm à procura de poder sem uma noção de compreensão do que é o poder real, por que, e para quem é dado, e como alguém se qualifica para recebê-lo! Iniciadores que estão iniciando pessoas para ganhar dinheiro; e iniciados não qualificados que estão sendo iniciados porque têm dinheiro para dar estão desperdiçando seu tempo, e estão em perigo de castigo divino, desilusão e castigo espiritual. é por isso que vemos tais iniciadores impotentes hoje e iniciados espiritualmente impotentes. é por isso que vemos tanta decadência e degeneração moral, emocional, psicológica e espiritual em muitos iniciados e não poucos iniciadores. Depois de tudo dito e feito, a verdade é que nada aconteceu na iniciação, exceto um belo espetáculo que foi colocado, mas definitivamente não houve transferência de poder divino, conhecimento e elevação de forma alguma! No final do dia foi apenas uma cerimônia ou rito para comunicar vaidade, orgulho e uma sensação imaginária de poder e autoridade inexistente!

O poder da iniciação está na condição espiritual, estado e qualificações do iniciador e do iniciado. O poder divino, inteligências e energias sempre honrarão, guiarão, reconhecerão, responderão e capacitarão o candidato sincero, genuíno, perseverante, honesto e qualificado! Mas ai do iniciador que inicia indiscriminadamente pessoas desqualificadas apenas para encher seu coração de orgulho e seus bolsos de dinheiro sujo !!! O segredo da iniciação também repousa sobre o poder de assimilação, sensibilidade espiritual, sede espiritual, fome, sinceridade e interesse; e receptividade do novo discípulo iniciador. não é apenas a transferência de energia, conhecimento, virtude e poder de um iniciador capacitado qualificado que importa, mas, MAIS IMPORTANTE é o estado, a intenção, o estado mental-moral-emocional-espiritual e a condição do novo potencial iniciante ou candidato. O que o novo iniciado traz à mesa em relação à afinidade divina interior, expectativa, interesse, determinação, compromisso, sensibilidade espiritual, saúde moral-emocional-intelectual, receptividade e sinceridade, tudo afeta sua experiência, conectividade intuitiva e o desdobramento e sucesso da iniciação.

Essas qualidades e qualificações de afinidade interna, sinceridade, caráter verdadeiro, bom coração, receptividade, constituição moral-emocional-psicológica sensata e forte sensibilidade a energias espirituais, poderes, inteligências; e a capacidade de assimilação é rotineiramente negligenciada na arena espiritual de hoje. Hoje qualquer um é aceito para iniciação! Hoje todo mundo aceita qualquer charlatço, falador inteligente e tolo como mestre espiritual e iniciador! é preciso um mestre de iniciação REAL e AUTÊNTICO e um candidato qualificado REAL e AUTÊNTICO para a iniciação de uma genuína cerimônia, rito e transmissão de poder, virtude, luz, edificante, despertar espiritual e cura para ocorrer!! Este fato explica por que uma pessoa iniciada experimenta grandes, positivas, edificantes, enobrecedoras e extraordinárias mudanças, transformações e benefícios imediatamente após a iniciação, enquanto outras podem ser vistas assediando a sociedade em geral via agressão, manipulação, fraude, presunção e roubo; e eles permanecem maus, insinceros e inalterados logo após a iniciação! Há muitos sacerdotes não qualificados e iniciados não qualificados. Eles podem ser encontrados e comprados com um centavo a dúzia! Algumas pessoas até experimentam maior declínio e perda após o início devido às razões acima. Você pode pagar e dar seu dinheiro a outro ser humano, mas você não pode comprar o apoio, conhecimento, transmissão divina e capacitação dos poderes divinos, inteligências e energias com seu dinheiro, não importa o quão chique e impressionante a cerimônia pela qual você pagou foi! Você sabe por que essa coisa triste e desalentadora ocorre?

Essas coisas acontecem porque as pessoas não são instruídas a entender o significado básico e a natureza da iniciação. Existem poucos pais espirituais reais e poucas mães espirituais reais hoje. Poucos líderes espirituais são realmente aptos, preparados e qualificados para liderar os outros! não é apenas a autoridade legítima, habilidade e poder do iniciador qualificado e genuíno que é importante, mas a afinidade espiritual, a receptividade, o interesse interno e o poder assimilador e as qualificações morais do iniciado são de primordial importância.

A iniciação é uma transmissão de poder espiritual e conhecimento divino, mas o candidato deve ser capaz, disposto e / ou capaz de receber e assimilar o poder e o conhecimento! O iniciador, o sacerdote sábio, é um representante do Ifá-Olódùmarè e do Irumole-òrìxà. Mas como pode alguém que vive contrário a Ifá-Olódùmarè e ao Irumele-òrìxà transmitir virtude, sabedoria e poder a outro!!! Cerimônia, rito e ritual podem dar sabedoria, virtude, luz e poder a alguém?

Tenha cuidado com quem você escolhe como guia e iniciador, porque sua vida espiritual, destino, saúde moral, psicológica e espiritual e sucesso estão em jogo! E quando você tem a sorte de encontrar um guia, mentor e iniciador genuíno e qualificado, isso não significa automaticamente que você está pronto para ir. Você ainda não é!

Você deve garantir que você tenha requisitos morais e espirituais, maturidade e poder de compromisso antes de poder solicitar ser iniciado em qualquer um dos mistérios. Você tem que ser honesto consigo mesmo. não seja impulsivo e impaciente. Desenvolva-se primeiro e purifique a sua vida primeiro por 2-3 anos antes de se submeter a uma iniciação qualificada. Qualifique-se primeiro como um candidato genuíno, sincero, saudável, honesto e humilde, para que possa obter os maiores benefícios, alegria e satisfação da sua iniciação. Estes são alguns pensamentos e ideias fraternas para você considerar de um amigo e benquerente. não se engane e não permita que os outros o enganem. Seja paciente. Informe-se diligentemente e prepare, fortaleça e purifique a sua vida interior. Sua vida é sua. Faça o que você quiser, mas lembre-se de que você é o único responsável pelo que escolhe manter e o que escolhe rejeitar. não culpe os outros nem critique os outros por suas decisões descuidadas, impulsivas e impacientes. Para protegê-lo da dor evitável, do desencantamento e da desilusão, estas palavras são providencialmente enviadas para você. O sucesso da vida espiritual consiste principalmente em paciência, perseverança, honestidade consigo mesmo, coleta de fatos, decisões informadas e atitude positiva. Fantasia, orgulho, presunção e fé são fatais para empreendimentos espirituais genuínos. Seja autêntico, verdadeiro e real para que você esteja preparado e ajustado para verdadeiramente discernir o autêntico, verdadeiro e real.

O ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no santo, representa um renascimento, tudo será novo na vida do yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.

A feitura tem por início no recolhimento. são 21 (vinte e um) dias de reclusão, e neste prazo são realizados banhos, boris, oferendas, ebós, todo o aprendizado começa, as rezas, as dança, as cantiga...

é feita a raspagem dos cabelos (orô) e o abiã recebe o oxu (representa o canal de comunicação entre o iniciado e seu orixá) o kelê, os delogun, o mokan, o xaorô, os ikan, o ikodidé. O filho de santo terá que passar agora por um ritual, onde terá seu corpo pintado com giz, denominado efun. Ele deverá passar por este ritual de pintura por 7 (sete) dias seguidos.

O abiã terá agora que assentar seu Orixá e ofertar-lhe sacrifícios de animais de acordo com as características de cada um. Feito isso ele passa a se chamar yàwó.

A festa ritualística que marca o término deste período é denominada Saída de Yàwó, neste momento ele será apresentado à comunidade. Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam rendidas homenagens.

Deitado sobre uma esteira, ele saudará com adobá e paó, que são palmas compassadas que sero dadas a cada reverência feita pelo yàwó e acompanhadas por todos presentes, como demonstração de que a partir daquele momento ele nunca mais estará sozinho na sua caminhada. Primeiramente saudará o mundo, neste momento a localização da esteira é na porta principal da casa. No seu interior, ele saudará a comunidade e por último, frente aos atabaques que representam as autoridades presentes. Neste primeiro momento o Orixá somente poderá dar o jicá. Só após a queda do kelê o Orixá poderá dar seu ilá.

Por que algumas pessoas obtêm grande benefício de suas iniciações, enquanto outras não?

O momento mais aguardado do cerimonial é o orukó. Neste momento o Orixá dirá o nome de iniciação de seu filho perante todos e também é neste momento que se abre a sua idade cronológica dentro de sua vida no santo.

Após a saída e depois dos 21 (vinte e um) dias de recolhimento o yàwó permanecerá de resguardo até a queda de kelê fora do barracão por um período de 3 (três) meses, neste período ele não poderá utilizar talheres para comer, deve continuar a sentar-se no chão sobre a esteira durante as refeições, está proibido de utilizar outra cor de roupa que não o branco da cabeça aos pés, não poderá fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarro. .. E nem tão pouco sair à noite. E até que se complete 1 (um) ano, os seus preceitos continuarão.

Até que o yàwó complete a maior idade de santo, terá que continuar dia a dia o seu aprendizado e reforçar os seus votos por meio das obrigações.

"Vale dizer que o transe é imprescindível para que uma pessoa seja iniciada como adoxu, pois, a manifestação faz parte da liturgia dos Orixás e ele está em cada um de seus filhos. Isso é muito importante, porque só os adoxu podem assumir determinadas funções sacerdotais, como os cargos de ialorixá ou babalorixá. Sendo assim, uma pessoa que tem em seu odu a missão sacerdotal, somente quem incorpora seu Orixá, deve ser iniciada como adoxu e nunca como ogãn ou equedi, que já são ijoyé natos e jamais poderão entrar em transe de orixá"

axê!